Estereótipo gay em pessoas heterossexuais – Part I

O Blog Dentro do Armário sempre abre espaço para nossos leitores, já publicamos alguns textos enviados por eles. Hoje vamos públicar o texto enviado pelo leitor Miguel de Goiás – Brasil.  Ele levanta uma tese interessante e que causa muita confusão hoje em dia, quem é gay de fato, como os esteriótipos são aplicados e rotulam pessoas, e sobre o caso de heteros que se vestem e se comportam como gays, mas na verdade é só a parte comportamental.

Por Miguel (leitor)

Nos últimos posts, e durante esses três anos do Blog, o assunto estereótipo gay vem sendo aqui bastante discutido, sob a mediação do nosso blogueiro. Constatamos e reconhecemos: (1) que existe sim um “grupo”, um “segmento” de gays que não adotam o tipo de aparência/comportamento/estilo (o estereótipo…) da maior parte dos homossexuais (será mesmo a maior?); (2) que muitos de nós leitores fazemos parte desse “grupo” não-estereotipado; (3) que essa opção de não querer pertencer ao universo de homossexuais estereotipados não tem nada a ver com o fato de estarmos no armário, pois independentemente desse fato, gostamos de ser homens e de cultivar nossa
masculinidade.

Neste post proponho discutirmos um outro aspecto dessa questão. Até que ponto o estereótipo gay se vincula exclusivamente aos gays?

Explico melhor relatando uma experiência recente pela qual passei. Semana passada, fiz um curso de extensão na área de Administração. Cheguei adiantado e fiquei vendo as pessoas chegarem. Deparei-me com cerca de 80 pessoas, mais ou menos metade homens. Muitos deles chegaram juntos com suas respectivas namoradas/esposas (mãos dadas, aliança, troca de carícias…). Presumo, portanto, que sejam heterossexuais, certo? Como não tinha nada pra fazer mesmo, continuei observando esses carinhas. A maior parte entre 18 e 35 anos. Muitos deles (custei a lembrar de algumas exceções!) vestiam-se de maneira semelhante e típica de estereótipo gay: Calça skinny (aquela de corte beem ajustado às coxas e pernas), tênis allstar (e seus subgêneros multicores), camiseta mais justa e curta (tamanho p, acredito), cabelo completamente moldado a gel (do tipo que parece escultura) ou pintado, ou ainda as duas coisas (rsrs), dentre outras aparências típicas. Eles pareciam xérox uns dos outros, variando somente a altura, a largura (rsrs) e a cordialidade. Enfim, qualquer pessoa mais
tradicional, conservadora (e talvez out-of-fashion rsrs – <piada!>) pensaria que eram gays.

Aí olha que confusão: eu que sou homossexual (no armário, sim, mas homossexual, pow!) aparentava ser o mais masculino ali (no sentido mais conservador/ básico de estilo). Eu, de jeans normal (corte regular), bota marrom bull terrier (ó a propaganda $$$), camiseta básica branca, cabelo normal sem nada, arrumado (ou desarrumado hehe) com a mão mesmo rsrs… De maneira que (olha a minha trágica situação!) eu acho que se algum gay ali quisesse encontrar (paquerar) alguém que considerasse também gay, acho que eu seria o último a ser escolhido (hauahau), ou (na melhor – ou pior – das hipóteses) seria enxergado como o hétero que seria bom se fosse gay… rsrsrs. É de rir pra não chorar…

Continuem lendo outros post clicando aqui

6 respostas para “Estereótipo gay em pessoas heterossexuais – Part I”

  1. O homem moderno está se tornando cada dia mais vaidoso e acabando com certos preconceitos . O homem moderno cuida do corpo, tem uma cabeça mais ampla, chora na frente dos outros sim, não tem medo de se reiventar e mostra toda sua vaidade esse é o futuro meu caro.

  2. Olha que legal…. Eu sou universitário… faço mestrado em linguística e meu assunto é lingugem, sexualidade e estereótipos. Seu blog veio a calhar muito bem, para minha pesquisa. Vou utilizar alguns de seus argumentos… nao é legal?

Deixe um comentário

